top of page

Notícias

Projeto para instalação da Sala das Margaridas ainda necessita de algumas parcerias

16/07/2020 – Durante o mês de julho, novos parceiros aderiram ao projeto de implantação da Sala das Margaridas, voltada a mulheres em situação de violência que precisam registrar ocorrência policial. O apoio de empresários e de pessoas da região deve garantir a inauguração do espaço na sede da Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), em Novo Hamburgo, já no começo do segundo semestre. Contudo, ainda é necessário apoio para aquisição de alguns itens. Leia mais.

​

Parceiros apoiam projeto da Sala das Margaridas na DPPA

02/07/2020 – Dois pleitos antigos das mulheres da Região do Vale do Sinos começam a se concretizar: a Sala das Margaridas e a casa de proteção para atender as vítimas de violência e seus filhos, quando necessário. Nesta terça-feira, 2, a procuradora Especial da Mulher, Tita (PSDB), comemorou a assinatura do termo de colaboração de parceria entre o Município e a Organização da Sociedade Civil La Salle para acolhimento institucional na modalidade de abrigo. O edital havia sido publicado no final de fevereiro. “Tínhamos esse objetivo e lutamos para garantir os nossos direitos e isso resultará em frutos para as próximas gerações”, afirmou a parlamentar, lembrando que é uma batalha de muitas entidades, coletivos e de todos que reconhecem o papel feminino. Leia mais.

​

Procuradora Especial da Mulher aplaude a conquista de abrigo para mulheres vítimas de violência

02/06/2020 – Dois pleitos antigos das mulheres da Região do Vale do Sinos começam a se concretizar: a Sala das Margaridas e a casa de proteção para atender as vítimas de violência e seus filhos, quando necessário. Nesta terça-feira, 2, a procuradora Especial da Mulher, Tita (PSDB), comemorou a assinatura do termo de colaboração de parceria entre o Município e a Organização da Sociedade Civil La Salle para acolhimento institucional na modalidade de abrigo. O edital havia sido publicado no final de fevereiro. “Tínhamos esse objetivo e lutamos para garantir os nossos direitos e isso resultará em frutos para as próximas gerações”, afirmou a parlamentar, lembrando que é uma batalha de muitas entidades, coletivos e de todos que reconhecem o papel feminino. Leia mais.

​

Vereadora Tita confere projeto da Sala das Margaridas

02/06/2020 – A vereadora e procuradora Especial da Mulher, Semilda-Tita (PSDB), visitou na tarde desta segunda-feira, 1, a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo para acompanhar o andamento da Sala das Margaridas. Juntou-se a essa iniciativa como voluntária a arquiteta Simone Miguel, que fará o projeto do local. Estavam presentes também a servidora da Câmara Carolyne Andersson e o delegado Tarcísio Kaltbach. Leia mais.

​

Rede Integrada Laço Lilás verifica espaço para instalação da Sala das Margaridas

26/05/2020 – Representantes da Rede Integrada Laço Lilás compareceram na tarde de segunda-feira, 25, na sede da Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) para verificar um local adequado para a instalação da Sala das Margaridas, espaço humanizado para as mulheres fazerem o registro da ocorrência policial sem passar por constrangimentos. Há uma sala e uma antessala, localizadas no andar térreo, de fácil acesso e preservadas, que poderiam ser utilizadas para essa finalidade, segundo o Delegado Tarcísio Kaltbach, responsável pela DPPA. Leia mais.

​

Ensino da Lei Maria da Penha nas escolas é projeto de lei do vereador Fernando Lourenço

13/05/2020 – Combater a violência contra a mulher, trabalhar na formação de uma nova consciência entre os jovens e promover o conhecimento da Lei Maria da Penha nas escolas municipais de Novo Hamburgo são algumas das intenções de projeto de lei apresentado pelo vereador Fernando Lourenço (PDT) nesta semana. Com co-autoria da vereadora Tita (PSDB), o texto também visa estimular a igualdade de gênero e precaver o acontecimento de novos casos. O ensino será direcionado aos alunos do oitavo e nono ano. Leia mais.

​

Lei Maria da Penha pode virar tema obrigatório no calendário escolar

12/05/2020 – Alunos de 8º e 9º ano das escolas municipais de Novo Hamburgo podem ser introduzidos ao ensino da Lei Maria da Penha. É o que propõem os vereadores Fernando Lourenço (PDT) e Tita (PSDB) em projeto que começou a tramitar na Câmara esta semana. A ideia é que os mecanismos legais para coibir e prevenir a violência doméstica sejam trabalhados como tema transversal junto aos estudantes. O intuito dos autores é estimular a igualdade de gênero e prevenir a concretização de novos casos. Leia mais.

​

Procuradoria Especial da Mulher e Executivo retomam projeto para instalação da Sala das Margaridas

07/05/2020 – Dois meses e meio após as primeiras tratativas sobre a implantação da Sala das Margaridas, na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo, a procuradora especial da Mulher do Legislativo, Tita (PSDB), reuniu-se na tarde desta quinta, 7, com a prefeita Fátima Daudt para dar prosseguimento ao projeto. A iniciativa deve propiciar um local de acolhimento às vítimas que prestam queixas nos horários e dias em que a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) está fechada. Leia mais.

​

Novo Hamburgo deverá contar com Sala das Margaridas na Delegacia de Pronto-Atendimento

20/02/2020 – As mulheres que se sentiam constrangidas em relatar situações de abuso ou agressões ao registrar uma queixa na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo deverão ter em breve um espaço exclusivo, a Sala das Margaridas. A garantia desse local de acolhimento foi dada nesta quinta, 20, durante reunião entre membros da Rede Integrada Laço Lilás e a prefeita Fátima Daudt. A demanda por uma estrutura mais humanizada na qual as vítimas possam fazer o registro da ocorrência policial, solicitações de medidas protetivas e demais encaminhamentos, previstos na Lei Maria da Penha, era antiga pelo fato de a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) não funcionar 24h. Leia mais.

​​

 

Rede Integrada Laço Lilás planeja programação para a Semana da Mulher

 

27/01/2020 – A Rede Integrada Laço Lilás retomou nesta sexta-feira, dia 24, os encontros periódicos para debater estratégias de combate à violência contra a mulher. Entre as prioridades, está uma casa de acolhimento para atender tanto as vítimas, inclusive adolescentes, quanto seus filhos. Preocupação constante desde o fim do contrato em 2017 com a Casa Abrigo Regional Jacobina Maurer, localizada em Sapiranga e que contemplava também Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul e Esteio, a falta de um espaço de proteção fragilizou ainda mais aquelas que buscam ajuda para sair de um círculo de agressão e medo. A proposta do grupo é reforçar a importância dessa demanda junto à prefeita Fátima Daudt. Um ofício com o pedido para a abertura de diálogo da Rede com o Executivo deve ser encaminhado nesta semana. Leia mais.

​

Rede Integrada Laço Lilás planeja intensificar divulgação de informações e luta por abrigo em Novo Hamburgo

20/12/2019 – Em 2019, a Procuradoria Especial da Mulher voltou sua atenção a estratégias para intensificar a divulgação de informações às cidadãs e às famílias mais carentes que sofrem em silêncio a realidade da violência doméstica. Para isso, realizou o evento de conscientização Domingo por Elas em bairros com mais ocorrências desses crimes. A primeira edição foi promovida no dia 28 de julho, no Boa Saúde, e a segunda, no dia 27 de outubro, no Santo Afonso. Essas iniciativas foram desenhadas pela Rede Integrada Laço Lilás, que este ano se fortaleceu ao promover uma série de reuniões periódicas, todas realizadas na sede do Legislativo. Além de consolidar essas ações, o grupo quer ainda viabilizar um local para abrigar as vítimas e seus filhos no município de Novo Hamburgo. Leia mais.

​​

 

Rede Integrada Laço Lilás programa ações para o mês de dezembro

 

28/11/2019 – A Rede Integrada Laço Lilás realizou na quinta-feira, 28, um encontro para projetar as próximas atividades e fazer um balanço da 2ª edição do Domingo por Elas, ocorrida em 27 de outubro, no Santo Afonso. Entre as ações programadas para o próximo mês estão a realização de visita ao albergue municipal e a participação no Natal dos Sinos, no Roselândia, organizada pela Secretaria Municipal da Cultura (Secult) e prevista para o dia 11 de dezembro, a partir das 19h, na rua Aquarius, 163. Outros nove bairros serão contemplados com a atividade. Leia mais.

​

Segunda edição do evento Domingo por Elas conscientiza comunidade do bairro Santo Afonso

29/10/2019 – Em seu salão de beleza, localizado no bairro Boa Saúde, Nelsi Schonardie ouve diariamente relatos de dificuldades vividas por algumas de suas clientes em seus relacionamentos. “Lá, elas têm coragem de falar tudo”, revelou a cabeleireira, que pela segunda vez participa voluntariamente do Domingo por Elas. Realizado no último dia 27 na Praça da Juventude, no bairro Santo Afonso, o evento tinha como uma das metas ser um espaço de conscientização sobre os caminhos de socorro em casos de abuso sexual e violência doméstica e psicológica. As orientações foram repassadas pelas entidades que compõem a Rede Integrada Laço Lilás. Além do auxílio às vítimas, foram realizadas avaliações de saúde bucal, verificação de pressão, cortes gratuitos de cabelo, atividades recreativas e brechó solidário. Leia mais.

​

Domingo por Elas reunirá orientação e prestação de serviços na Praça da Juventude

23/10/2019 – No intuito de se aproximar de mulheres e núcleos familiares de todos os cantos de Novo Hamburgo, a Rede Integrada Laço Lilás, grupo cooperativo formado por órgãos voltados ao atendimento de vítimas e o enfrentamento à violência de gênero, idealizou a realização do Domingo por Elas. Percorrendo regiões populosas da cidade, a iniciativa oferece serviços e leva informações sobre os diversos canais de acolhimento, estreitando laços entre as instituições e a comunidade. A segunda edição do evento ocorrerá neste domingo, 27, das 14h às 17h, na Praça da Juventude, na rua Honduras, 150, no bairro Santo Afonso. Leia mais.

​

Projeto propõe divulgação em condomínios de telefones para atendimento a mulheres vítimas de violência

11/10/2019 – A atual legislatura da Câmara de Novo Hamburgo tem se destacado por iniciativas direcionadas ao enfrentamento da violência de gênero e à valorização das mulheres. O principal avanço foi a criação da Procuradoria Especial da Mulher, que desde o ano passado coordena ações de conscientização da população e encaminhamento das vítimas para a rede de acolhimento. À frente do órgão até o final de 2020, a vereadora Tita (PP) apresentou esta semana projeto de lei que amplia a divulgação dos números de telefone destinados ao atendimento, suporte e orientação a mulheres submetidas a situações de violência e privação de direitos. Leia mais.

​

Rede Integrada Laço Lilás estará presente no Dia D

02/10/2019 – O Dia D terá parceria da Rede Integrada Laço Lilás. As participantes se reuniram na sexta-feira, 27, para definir como será a atuação na caminhada do Grupo Mãos Dadas. As atividades inicialmente estavam marcadas para o dia 5, mas o mau tempo provocou o adiamento. A nova data deve ser divulgada em breve. As iniciativas marcam a mobilização pela prevenção e descoberta precoce do câncer de mama conhecida como Outubro Rosa. Durante o evento, todas as entidades que compõem a rede poderão expor informações sobre violência doméstica e dar orientações de como buscar ajuda. Leia mais.

​

Procuradora especial da Mulher prestará apoio às investigações abertas pela Deam

09/09/2019 – Nesta segunda-feira, 9, dia em foi lido no Expediente o ofício da Polícia Civil sobre inquérito envolvendo o vereador Enfermeiro Vilmar (PDT), a procuradora especial da Mulher, Tita (PP), pronunciou-se a respeito do caso. Leia mais.

​

Rede Lilás discute estratégias de integração e monitoramento

09/09/2019 – A Rede Integrada Laço Lilás retomou na sexta, dia 6, a reunião periódica para debater as prioridades e estratégias do grupo. Durante o encontro, foram tratados episódios recentes sobre investigações acerca de assédio no Município e a Operação Vênus, que envolveu 22 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher do Estado. Conforme a Polícia Civil, durante as ações, 79 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, sete pessoas foram presas e 11 armas de fogo apreendidas. Também foram registradas 163 denúncias e concedidas 49 medidas protetivas de urgência. Leia mais.

​

Segunda edição do Domingo por Elas ocorrerá no bairro Santo Afonso

12/08/2019 – Em reuniões organizadas pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Novo Hamburgo, a Rede Integrada Laço Lilás, grupo cooperativo formado por órgãos voltados ao atendimento de vítimas e o enfrentamento à violência de gênero, idealizou a realização do Domingo por Elas. Percorrendo regiões populosas da cidade, a iniciativa oferece serviços e leva informações sobre os diversos canais de acolhimento, aproximando as instituições à comunidade hamburguense. Com a avaliação positiva da primeira edição, realizada no final de julho no bairro Boa Saúde, as entidades já planejam a elaboração do segundo evento, que deverá ocorrer no dia 27 de outubro na Praça da Juventude, no bairro Santo Afonso. Leia mais.

​

Rede Integrada Laço Lilás faz balanço do Domingo por Elas e inicia planejamento da 2ª edição

12/08/2019 – Na primeira reunião de avaliação do Domingo por Elas, evento organizado pela Rede Integrada Laço Lilás, foram apresentadas algumas sugestões de ajustes e pontos que devem ser mantidos para a próxima edição. Durante o encontro realizado na manhã de sexta, dia 9, na sede do Legislativo, a procuradora especial da Mulher da Câmara, Semilda - Tita (PP), apontou, entre as questões positivas, a participação de vários homens no dia 28 de julho, na Praça CEU, no bairro Boa Saúde, na busca por informações para repassar para filhas, amigas ou parentes. Desde o começo da formatação da atividade, a parlamentar preocupava-se em tornar a ação acessível a toda a família. Leia mais.

​

Tita participa de seminário sobre a Lei Maria da Penha

06/08/2019 – A vereadora e Procuradora Especial da Mulher Semilda – Tita (PP) participa nesta terça-feira, 06 de agosto, do IV Seminário Lei Maria da Penha – Perguntas e Respostas, o Desafio Continua. O evento, que acontece no auditório do Prédio Azul do Câmpus II da Universidade Feevale a partir das 13h, busca esclarecer as mulheres sobre dúvidas acerca da violência doméstica, que possam dificultar ou impedir que acessem a rede municipal de acolhimento. Leia mais.

​

Tita participa de palestra sobre atendimento da Polícia Civil a idosos vulneráveis

31/07/2019 – A vereadora e procuradora especial da Mulher, Semilda – Tita (PP), participou na terça-feira, 30 de julho, da palestra "O Novo Conceito da Polícia Civil do RS de Delegacia de Vulneráveis e sua Relação com o Idoso". O evento, promovido pela Comissão dos Direitos do Idoso da OAB/NH, em parceria com a Comissão de Direito Penal, da Mulher Advogada e dos Direitos da Criança e do Adolescente, aconteceu no auditório da subseção. Leia mais.

​

Primeira edição do Domingo por Elas leva informação e serviços ao Boa Saúde

29/07/2019 – Casada há nove anos e mãe de quatro filhos, Maria Fernanda* convive com a realidade da violência doméstica em seu cotidiano. Agressões físicas e psicológicas são usuais mesmo quando o marido está sóbrio. Ela não é o único alvo das investidas; as crianças, duas delas de um relacionamento anterior, também sofrem com a situação. “Eu não admito que ele as machuque”, desabafou a jovem de 27 anos, que esteve presente na primeira edição do Domingo por Elas, realizado no dia 28, na Praça CEU, no bairro Boa Saúde. Leia mais.

​

Tita entrega doações da Rede Integrada Laço Lilás ao Grupo de Mulheres da Oficina de Culinária da Praça CEU

25/07/2019 – A vereadora e procuradora especial da Mulher, Semilda – Tita (PP), realizou nesta quinta-feira, 25, a entrega das doações feitas pela Rede Integrada Laço Lilás para o Grupo de Mulheres da Oficina de Culinária da Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), no bairro Boa Saúde. Marlise Roca, que integra a equipe de coordenação da oficina, recebeu os donativos. Leia mais.

​

Boa Saúde recebe primeira edição do Domingo por Elas no dia 28

24/07/2019 – Aproximar-se das mulheres e famílias que vivem a realidade da violência caladas é o principal desafio da Rede Integrada Laço Lilás. Para isso, o grupo idealizou um evento itinerante que ofertasse à comunidade hamburguense serviços gratuitos e, principalmente, informação sobre os caminhos de atendimento. Com essas características, será promovida no dia 28 de julho a primeira edição do Domingo por Elas. A atividade ocorrerá das 14h às 17h no Centro de Artes e Esportes Unificados, mais conhecido como Praça CEU, na rua do Bosque, sem número, no bairro Boa Saúde. A programação seguirá inalterada mesmo com chuva. Leia mais.

​

Ação Domingo por Elas será no próximo dia 28

19/07/2019 – Os últimos detalhes para a edição de abertura da ação Domingo por Elas pautaram o encontro desta sexta-feira, 19, da Rede Integrada Laço Lilás. No dia 28, das 14h às 17h, profissionais voluntários oferecerão orientações sobre os procedimentos em caso de violência doméstica, dicas sobre saúde bucal para adultos e crianças, além de cortes de cabelo gratuitos. Na programação, está previsto ainda um brechó solidário. O evento será promovido no Centro de Artes e Esportes Unificados, mais conhecido como Praça CEU, na Rua do Bosque s/n°, no bairro Boa Saúde, e terá apoio do Sesc/Fecomércio e Sorrifácil. Leia mais.

​

Tita divulga evento Domingo por Elas nos salões de beleza do bairro Boa Saúde

18/07/2019 – A vereadora e procuradora especial da Mulher, Semilda – Tita (PP), visitou nesta quinta-feira, 18 de julho, salões de beleza do bairro Boa Saúde para divulgar e convidar profissionais e clientes para o evento Domingo por Elas, que acontece no próximo dia 28. Com o objetivo de divulgar alternativas para as mulheres vítimas de violência, a atividade ocorrerá das 14h às 17h na Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), no bairro Boa Saúde. Leia mais.

​

Tita busca parceria para o evento Domingo por Elas

02/07/2019 – A vereadora e procuradora especial da Mulher, Semilda – Tita (PP), esteve nesta terça-feira, 2 de julho, na Secretaria Municipal de Cultura. O encontro com o secretário Ralfe Cardoso teve como objetivo convidar e firmar parceria para o evento Domingo por Elas, que acontece no próximo dia 28 de julho, das 14h às 17h, na Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), no bairro Boa Saúde. O evento é uma realização da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Novo Hamburgo e da Rede Integrada Laço Lilás. Leia mais.

​

Rede Integrada Laço Lilás define detalhes dos eventos Domingo por Elas

01/07/2019 – A ação Domingo por Elas, cujo objetivo é divulgar alternativas para as mulheres vítimas de violência, deverá ter uma segunda edição no dia 27 de outubro na Praça da Juventude, no bairro Santo Afonso. A data foi pré-agendada em reunião da Rede Integrada Laço Lilás realizada nesta segunda-feira, dia 1°, na sede do Legislativo. Além de debaterem a próxima atividade, as integrantes do grupo analisaram detalhes do evento programado para o 28 de julho, das 14h às 17h, na Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), no bairro Boa Saúde. As próximas atividades, ainda sem previsão de data, devem ser realizadas nos bairros Canudos e Diehl. Essas localidades foram escolhidas por registrarem o maior número de ocorrências desse tipo de crime. Leia mais.

​

Comissão de Segurança aprova criação de programa de prevenção ao abuso sexual em ônibus

27/06/2019 – Em reunião na tarde de quarta-feira, 26 de junho, a Comissão de Segurança Pública da Câmara analisou substitutivo apresentado por Inspetor Luz (MDB) que cria programa de prevenção ao abuso sexual em transportes públicos coletivos. O objetivo da matéria é alertar e incentivar a prática da denúncia com o intuito de inibir e reduzir as ocorrências. Com o aval do grupo parlamentar, a proposição já está apta para análise em plenário. Leia mais.

​

Primeiro evento da Rede Laço Lilás deve ocorrer no final de julho

07/06/2019 – A Rede Integrada Laço Lilás prosseguiu nesta sexta-feira, dia 7, as tratativas para a promoção de atividades com o intuito de divulgar os serviços e canais disponíveis para auxiliar as vítimas de violência doméstica. Durante a reunião, realizada nas dependências do Legislativo, ficou pré-agendada a primeira ação, batizada de Domingo por Elas, para o dia 28 de julho, das 14h às 17h, na Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), no bairro Boa Saúde. O local para a estreia da atividade foi sugestão da vereadora Tita (PP), atual procuradora especial da Mulher. As próximas edições, ainda sem previsão de data, devem ser realizadas nos bairros Canudos, Diehl e Santo Afonso. Leia mais.

​

Procuradoria Especial da Mulher será conduzida pela vereadora Tita

28/05/2019 – Em mais de um ano de atendimentos, a Procuradoria Especial da Mulher de Novo Hamburgo, inaugurada em março de 2018, buscou incitar debates, promover reflexões e pôr em prática ações que ajudassem a reduzir os casos de agressão e abuso contra milhares de vítimas todos os dias. Nessa nova gestão, que ficará a cargo da vereadora Tita (PP), novas estratégias serão adotadas, além de ser dado prosseguimento ao trabalho da vereadora Patricia Beck (PPS), primeira procuradora especial da Mulher. A mudança foi anunciada oficialmente em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 28, realizada no Plenarinho. Leia mais.

​

Procuradoria Especial da Mulher fará prestação de contas no dia 28

24/05/2019 – Passado um ano e dois meses de sua inauguração, a Procuradoria Especial da Mulher de Novo Hamburgo fará um balanço das atividades desenvolvidas até o momento. Durante a prestação de contas, será realizada oficialmente a transferência do posto de Procuradora Especial, de Patricia Beck (PPS) para Tita (PP). A coletiva de imprensa ocorrerá no Plenarinho da Casa Legislativa no dia 28 de maio (terça-feira), às 13h30min. Leia mais.

​

Rede Laço Lilás promoverá ações sociais nos bairros com mais registros de violência doméstica

10/05/2019 – Uma nova estratégia para alcançar e auxiliar o maior número de mulheres vítimas de violência doméstica e sexual está sendo desenhada pela Rede Integrada Laço Lilás. A ideia do grupo é promover nos próximos meses atividades envolvendo alguns bairros da cidade, como Boa Saúde, Canudos, Diehl e Santo Afonso. Nessas ações, serão ofertados atendimentos gratuitos voltados à comunidade, como cortes de cabelo e manicure, divulgando os serviços da rede com o apoio de profissionais que atuam em salões de beleza, orientados previamente para amparar aquelas que revelam o drama vivido em suas casas e locais de trabalho. Leia mais.

​

Tita recebe representantes da Comissão da Mulher da OAB e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

03/05/2019 – A vereadora e procuradora especial da mulher da Câmara de Novo Hamburgo, Semilda – Tita, recebeu em seu gabinete nesta sexta-feira, 3 de maio, Mara Eliane Peruffo da Silveira,  presidente da Comissão da Mulher da OAB e secretária-adjunta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), e Paula Michele da Silva, presidente do Comdim. Ambas integram a Rede Integrada Laço Lilás, grupo que se reúne desde outubro de 2017 na busca de alternativas para reduzir as ocorrências de violência de gênero. Leia mais.

​

Biblioteca da Trensurb terá material de divulgação de campanha pelo fim da violência contra a mulher

03/05/2019 – Em meio a páginas de contos, romances e poesias, as leitoras que buscam um conforto para suas aflições poderão encontrar também um auxílio para pôr fim à violência de gênero a que são vítimas em seus lares ou fora deles. Na manhã desta quinta-feira, dia 2, a procuradora especial da Mulher da Câmara, Tita (PP), a vereadora Patricia Beck (PPS) e a servidora Carolyne Andersson fizeram a entrega de marcadores de página com a campanha Fale Agora na nova unidade do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT) na estação Novo Hamburgo da Trensurb. Por meio desse material, são divulgados os telefones de contato – 180 e 3594-0560 – e o termômetro do perigo, que sinaliza comportamentos e situações que servem de alerta. Acompanharam a entrega o relações-públicas da Trensurb, Leonardo Oliveira Marion, e a estagiária Gabrielli Zafran, da equipe de comunicação da empresa. Além de serem disponibilizados na biblioteca, as parlamentares distribuíram as orientações às passageiras e passageiros na plataforma. Leia mais.

​

Rede Integrada Laço Lilás pretende promover ações de conscientização contra a violência de gênero para crianças e jovens

26/04/2019 – A Rede Integrada Laço Lilás retomou os encontros nesta sexta-feira, 26, para implantar novas estratégias com o intuito de reduzir as ocorrências de violência de gênero. O grupo se reúne desde outubro de 2017 e vem buscando alternativas de enfrentamento a esse problema no Município. As entidades participantes devem ser ampliadas este ano e o foco será direcionado à conscientização de crianças e adolescentes. Como material de apoio a esse trabalho, deverá ser feito um panfleto com o fluxo de atendimento e as atribuições de cada componente. A apresentação desse conteúdo está prevista para o próximo encontro, marcado para 10 de maio, novamente nas dependências do Legislativo. Leia mais.

​

Legislativo reconhece mulheres que se destacaram em Novo Hamburgo

28/03/2019 – A Câmara prestou homenagem concedendo o título de Mulher Cidadã de Novo Hamburgo a 13 personalidades femininas que se destacaram em diferentes áreas. Laureadas por prestarem relevantes serviços à comunidade, as agraciadas foram indicadas pelos parlamentares da Casa e receberam o reconhecimento durante sessão solene realizada na noite de 28 de março no Plenário Luiz Oswaldo Bender. Esta foi a sétima ocasião em que o prêmio foi concedido. Leia mais.

​

Procuradoria da Mulher coleta dados sobre violência para elaboração de campanha

05/12/2018 – O mapeamento dos principais casos de violência contra a mulher em Novo Hamburgo auxiliará a Procuradoria Especial da Mulher e órgãos de segurança a criar uma campanha de proteção coletiva para inibir práticas como roubos, assédio e abuso sexual. Os dados foram debatidos nesta terça-feira, dia 4, em reunião realizada no Legislativo Municipal por iniciativa da procuradora especial da Mulher da Câmara Municipal, vereadora Patricia Beck (PPS), com apoio da servidora Carolyne Andersson. Leia mais.

​

Procuradoria Especial da Mulher busca apoio do IGP para implantar Sala Lilás

22/11/2018 – As cidades de Novo Hamburgo e Canoas estão entre as localidades para investimentos futuros por parte do Instituto Geral de Perícias (IGP). A afirmação foi feita pelo o diretor do Departamento Médico Legal, Luciano Haas, e pelo Chefe da Divisão de Perícias Metropolitana, César Augusto M. Pereira Ferreira. Contudo, ainda não será possível encaminhá-los nesse momento. As necessidades de peritos e de uma Sala Lilás em território hamburguense foram debatidas na última quarta-feira, dia 21, em reunião realizada em Porto Alegre, da qual fizeram parte também a Procuradora Especial da Mulher da Câmara, Patricia Beck (PPS), e a servidora do Legislativo, Carolyne Andersson. Leia mais.

​

Professor e alunas da rede municipal apresentam trabalho de valorização do protagonismo feminino

07/11/2018 – A convite do vereador Vladi Lourenço (PP), Luiz Fernando Balon, professor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Martha Wartenberg, utilizou a tribuna durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 7 de novembro, para apresentar o projeto “Lugar de Mulher É...”, trabalho de pesquisa realizado com os alunos da escola voltado para a valorização da mulher e o reconhecimento de seus direitos de liberdade e tratamento igualitário em sociedade. Leia mais.

​

Crimes contra mulheres sofridos nas ruas de Novo Hamburgo serão mapeados

31/10/2018 – As ocorrências policiais dos últimos três anos, especialmente aquelas que atingem vítimas do sexo feminino, e os locais nos quais os crimes costumam se concentrar serão mapeados em conjunto pela Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil e Procuradoria Especial da Mulher. Em reunião realizada na última terça-feira, dia 30, foram definidos o período de abrangência e as ações que serão tomadas após o levantamento. Os dados deverão ser apresentados e debatidos pelos envolvidos no dia 20 de novembro. A proposta surgiu por sugestão da vereadora Patricia Beck, procuradora especial da Mulher, em encontro realizado na semana passada com a titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), Raquel Peixoto. Leia mais.

​

Procuradoria Especial da Mulher faz palestra para estudantes da Escola João Goulart

24/10/2018 – Alunos do 6º e do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart estão desenvolvendo o projeto Você Não Precisa Ser Vítima de Nada, que pretende investigar, divulgar e conscientizar todos os tipos de violência contra a mulher. Por conta disso, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara foi convidada a dar uma palestra na instituição na manhã desta quarta-feira, 24, para explicar o trabalho e as campanhas realizados neste ano. A procuradora, vereadora Patricia Beck (PPS), e a servidora do Legislativo, Carolyne Andersson, ressaltaram aos estudantes o perfil das mulheres que buscam atendimento e que as agressões partem não somente do marido ou companheiro, mas dos filhos também. Leia mais.

​

Assinatura para início do complexo de integração intermodal deve ocorrer até novembro

23/10/2018 – Em reunião realizada nesta terça-feira, dia 23, Jorge Luiz Thomaz de Souza, chefe de gabinete da presidência da Trensurb, informou que até o final do mês deverá ser assinado junto à Prefeitura o contrato para o início dos trabalhos do complexo de integração intermodal da estação Novo Hamburgo, para o qual estão previstos um terminal de ônibus e um centro de compras. Após apontamentos do Executivo, adequações à proposta foram realizadas. As informações foram divulgadas durante encontro realizado com a vereadora e procuradora especial da Mulher, Patricia Beck (PPS), e a servidora do Legislativo Carolyne Andersson. A parlamentar foi à sede da empresa metroviária em Porto Alegre para tratar de questões referentes à campanha “Fale agora ou podem te calar para sempre” contra violência doméstica. Leia mais.

​

Câmara enaltece tipificação dos crimes de importunação sexual e de divulgação de cenas de estupro

08/10/2018 – O Legislativo hamburguense aprovou por unanimidade durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 8 de outubro, moção elaborada pelo vereador Enio Brizola (PT) que manifesta aplauso ao Projeto de Lei nº 5.452/2016, de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Transformada em lei no final de setembro, a proposição acrescenta ao Código Penal os crimes de importunação sexual – anteriormente apenas contravenção penal – e de divulgação de cenas de estupro, bem como de sexo, nudez ou pornografia sem consentimento da vítima. As novas determinações estabelecem penas de um a cinco anos de reclusão. Quanto à divulgação ilícita, cabe ainda agravo da pena em até dois terços quando constatada relação íntima de afeto com a vítima. Leia mais.

​

Local para instalação de posto de atendimento a vulneráveis em estação de trem deve ser definido em breve

01/10/2018 – O projeto-piloto para implantação de um posto voltado a vulneráveis da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) avançou mais um passo nesta segunda-feira, dia 1°. Com o objetivo de verificar a melhor localização para esse braço de apoio no acolhimento e denúncia da violência doméstica, foram realizadas visitas a salas disponíveis em três estações da Trensurb em Novo Hamburgo. Participaram da verificação dos locais o diretor da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, delegado Rosalino Constante Seara, a delegada titular da Deam, Raquel Peixoto, o gerente de Projetos Especiais da Trensurb, Paulo Ricardo Lima Lomando, a advogada e coordenadora do Movimento #Paz, Gabriela Streb, a psicóloga Camila Vettorazzi Campos e o relações-públicas Alexsander Penz Mendes, representando a procuradora especial da Mulher do Legislativo hamburguense, Patricia Beck. Leia mais.

​

Procuradoria Especial da Mulher divulga ações para direção do Ipasem

19/09/2018 – Em reunião realizada nesta quarta-feira, dia 19, a procuradora especial da Mulher, Patricia Beck (PPS), destacou a importância da adesão e do apoio do Ipasem às campanhas Fale Agora, contra violência doméstica, e Não é Não, que trata de assédio no ambiente de trabalho. Durante o encontro, a servidora da Câmara Carolyne Andersson expôs o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Procuradoria Especial da Mulher, especialmente na divulgação dos telefones 180 e 3594 0560, este último número utilizado pela Casa Legislativa para denúncias e orientações. Estiveram presentes o diretor de administração do Ipasem, Geraldo de Araújo, a psicóloga e coordenadora do Centro de Qualidade de Vida, Ana Laís Kissmann, e a assistente social Lilian Petry. Eles parabenizaram a iniciativa e se comprometeram a auxiliar no trabalho de divulgação dessas informações entre os servidores. Leia mais.

​

Procuradora Especial da Mulher divulga campanha contra violência na revista Expansão

30/08/2018 – A vereadora Patricia Beck (PPS), titular da Procuradoria Especial da Mulher, divulgou a campanha Fale Agora, pelo fim da violência de gênero, em visita institucional à revista Expansão. A reunião foi realizada na tarde desta quinta-feira, 30, e também contou com a presença da servidora Carolyne Andersson, da diretora-geral da publicação, Ana Maribel Pacheco, e do diretor-executivo, Sergio Jost. Leia mais.

​

Protocolo de intenções deverá ser feito para implantação de projeto-piloto de posto da Delegacia da Mulher em Novo Hamburgo

13/08/2018 – Em reunião realizada nesta segunda-feira, dia 13, no Palácio da Polícia, em Porto Alegre, foi debatido com o Chefe da Polícia Civil, delegado Emerson Wendt, o projeto-piloto para implantação de posto voltado a vulneráveis da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) na estação de trem Novo Hamburgo. A iniciativa envolve ainda a Trensurb e a Procuradoria Especial da Mulher do Legislativo hamburguense. A partir da conclusão da proposta-modelo serão procurados apoiadores financeiros que viabilizem a implantação. Leia mais.

​

Seminário avalia situação da rede de proteção à mulher em Novo Hamburgo

09/08/2018 – Passados 12 anos da implantação da Lei Federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, a violência contra a mulher continua sendo uma terrível realidade nos lares e ruas do país. Contudo, avanços foram alcançados, tais como a expedição de medida protetiva, delegacias especializadas e a Patrulha Maria da Penha. Para tratar das conquistas e dos obstáculos que precisam ser transpostos, foi realizado na quarta-feira, 8, o 3º Seminário Lei Maria da Penha – Rede Fortalecida: Segurança para o Cumprimento da Legislação, no Campus 2 da Universidade Feevale. A atividade, promovida pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com o projeto de extensão Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher (Nadim), foi acompanhada pela procuradora especial da Mulher, Patricia Beck (PPS). Leia mais.

​

Projeto entre Delegacia da Mulher e Trensurb é apresentado a diretor da Polícia Regional Metropolitana

08/08/2018 – Mais um passo foi dado para a concretização do projeto-piloto que objetiva reduzir a violência a vulneráveis, envolvendo a Trensurb, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. A proposta foi apresentada na manhã desta quarta-feira, 8, ao diretor da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, delegado Rosalino Constante Seara, em São Leopoldo. Participaram a delegada Raquel Peixoto, o gerente de Projetos Especiais da Trensurb, Paulo Ricardo Lima Lomando, a procuradora Patricia Beck (PPS) e a servidora Carolyne Andersson. Leia mais.

​

Especialistas criticam culpabilização e defendem acolhimento humanizado a mulheres vítimas de violência

07/08/2018 – Ao longo da tarde desta terça-feira, 7 de agosto, o Plenário da Câmara sediou seminário voltado para o debate das formas de identificação e atendimento na área da saúde de vítimas de violência doméstica, iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara em parceria com a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo. Convidados para apresentar suas perspectivas sobre o assunto, o vereador e médico Raul Cassel (MDB) e as psicólogas Michele Trindade e Sabrina Cúnico, professoras da Universidade Feevale, discutiram os melhores caminhos para o entendimento do ciclo da violência e a disponibilização de alternativas acolhedoras para a ruptura desse processo. Leia mais.

​

Delegacia da Mulher deverá ter canal direto de contato com agentes de saúde para denúncias de violência doméstica

07/08/2018 – Em painel que tratou da atuação da Polícia Civil nos casos de atendimento à violência doméstica, as inspetoras Marisa Brisolara e Daiane Hanich propuseram nesta terça, dia 7, uma parceria com os agentes de saúde do Município. Elas informaram um telefone direto para o qual os profissionais podem ligar e fazer denúncias em anonimato. O canal direto foi proposto durante o seminário sobre formas de identificação e acolhimento de mulheres vítimas de violência por profissionais da área da saúde, proposto pela Procuradoria Especial da Mulher, com o apoio da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo. Leia mais.

​

Juíza ressalta que a denúncia de agressão é a melhor forma de evitar o feminicídio

07/08/2018 – As mulheres levam de nove a 10 anos para denunciar as agressões sofridas. Esse dado foi apresentado nesta terça-feira, dia 7, pela juíza de Direito do Juizado de Violência Doméstica, Andrea Hoch Cenne, em evento promovido pelo Legislativo em parceria com a Fundação de Saúde Pública. Ela foi responsável pelo painel que abriu o seminário sobre formas de identificação e acolhimento de mulheres vítimas de violência por profissionais da área da saúde. “Quando denuncia, ela tem mais chance de ser protegida, evitando o feminicídio. A juíza apontou que as vítimas temem que a denúncia possa resultar em sua morte, mas ocorre bem o contrário, conforme Andrea. Leia mais.

​

Legislativo apoia mobilização por justiça no caso da hamburguense Bárbara Hoelscher

06/08/2018 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade durante sessão na noite desta segunda-feira, 6 de agosto, moção proposta pelo vereador Enio Brizola (PT) que manifesta apoio ao pedido de justiça por Bárbara Hoelscher, hamburguense que teve seu corpo queimado pelo então namorado durante discussão em novembro de 2016. O caso foi a julgamento no último dia 19, resultando na condenação do réu a sete anos e 11 meses de reclusão. A defesa, contudo, obteve liminar permitindo o cumprimento da pena em regime semiaberto. Brizola entende que o habeas corpus deixa a vítima desamparada. Leia mais.

​

Seminário para agentes de saúde debaterá acolhimento de mulheres vítimas de violência

02/08/2018 – O Plenário do Legislativo sediará na próxima terça-feira, dia 7, das 14h às 17h, seminário sobre formas de identificação e acolhimento de mulheres vítimas de violência por profissionais da área da saúde. A atividade é uma iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher, com o apoio da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo. Leia mais.

​

Projeto que propõe ações de combate ao machismo em escolas tem veto parcial acatado

01/08/2018 – Os vereadores hamburguenses decidiram pela manutenção do veto parcial apresentado pela prefeita Fátima Daudt ao Projeto de Lei nº 17/2018, proposto por Enio Brizola (PT), que institui ações de valorização de mulheres e meninas e de prevenção e combate ao machismo junto à rede municipal de ensino. A mensagem exclui, entre as diretrizes do programa, a capacitação das equipes pedagógicas, o que foi interpretado como invasão da competência exclusiva do Executivo em dispor sobre a organização dos serviços públicos. O veto foi acatado por oito votos a cinco, em votação realizada durante a sessão desta quarta-feira, 1º de agosto. Com isso, o projeto se tornará lei sem o trecho destacado. Leia mais.

​

Projeto-piloto entre Trensurb e Delegacia da Mulher começa a ser definido

31/07/2018 – Um projeto-piloto com o intuito de reduzir a violência a vulneráveis, envolvendo a Trensurb, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, pautou na tarde desta terça-feira, dia 31, reunião realizada no Legislativo hamburguense. O assunto foi debatido pela delegada Raquel Peixoto, por Paulo Ricardo Lima Lomando, gerente de Projetos Especiais da Trensurb, pela procuradora Patricia Beck (PPS) e pela servidora Carolyne Andersson. Leia mais.

​

Campanha Fale Agora pode ser adaptada para escolas de educação infantil

20/07/2018 – A Procuradoria Especial da Mulher do Legislativo e a Secretaria de Educação de Novo Hamburgo estão avaliando a possibilidade de estabelecer parceria para divulgar nas escolas municipais a campanha Fale Agora, contra a violência doméstica e pela igualdade de gênero. A ideia foi discutida nesta sexta-feira, dia 20, em reunião realizada na Câmara Municipal. Participaram do encontro a procuradora Patricia Beck (PPS), a servidora da Casa Legislativa Carolyne Andersson, a coordenadora de Inclusão e Diversidade da Secretaria de Educação, Jucimara Guimarães, e Marcia Bottene, assessora da titular da Smed. Leia mais.

​

Procuradoria da Mulher e Comusa podem estabelecer parceria para divulgação de campanha contra violência doméstica

13/07/2018 – Com o intuito de ampliar a divulgação e estabelecer uma possível parceria, a procuradora especial da mulher da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, a vereadora Patricia Beck (PPS), reuniu-se nesta sexta-feira, 13, com o diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders dos Santos, para mostrar o material gráfico da campanha Fale agora ou podem te calar para sempre, lançada no dia 12 de junho. Estavam presentes a servidora, Carolyne Andersson, a diretora administrativa, Elisângela Vieira, ambas do Legislativo. Da Comusa, participaram a diretora administrativa-financeira, Michele Martins, a assessora de expediente, Lidiane Guerra, e o chefe de gabinete, Maurício Alcides Saul. Leia mais.

​

Vice-prefeito visita Procuradoria Especial da Mulher na Câmara

28/06/2018 – A procuradora especial da Mulher, vereadora Patricia Beck (PPS), recebeu na tarde desta quinta-feira, 28 de junho, o vice-prefeito de Novo Hamburgo, Antônio Fagan. O encontro aconteceu na sala da Procuradoria Especial da Mulher, no andar térreo do Palácio 5 de abril, sede do parlamento hamburguense. Leia mais.

​

Procuradoria da Mulher apresenta campanha ao presidente da Fundação de Saúde de NH

27/06/2018 – Na manhã desta terça-feira, 26 de junho, a procuradora especial da Mulher da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, a vereadora Patricia Beck (PPS), a servidora Carolyne Andersson e o Relações Públicas da Câmara, Alexsander Penz Mendes, estiveram no Hospital Geral de Novo Hamburgo, onde foram recebidos pelo diretor-presidente da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo, Rafaga Fontoura, e pela diretora de Gestão da instituição, Úrsula Vogel. No encontro, a parlamentar entregou material de divulgação sobre a campanha contra a violência doméstica intitulada “Fale agora ou podem te calar para sempre”, promovida pela Procuradoria da Mulher da Casa legislativa. Leia mais.

​

Executivo traz esclarecimentos sobre moradores em situação de rua e violência doméstica

18/06/2018 – Os integrantes da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor (Codir), Enio Brizola (PT), presidente, Professor Issur Koch (PP), relator, e Enfermeiro Vilmar (PDT), secretário, reuniram-se na tarde desta segunda-feira, 18, com o procurador-geral do Município, Nei Sarmento, com a subprocuradora, Carolina Lampert, e com o secretário de Desenvolvimento Social, Roberto Daniel Bota. Eles deram encaminhamento final a duas pautas: moradores em situação de rua em Novo Hamburgo e abrigamento da mulher e família vítima de violência doméstica. Leia mais.

​

Projeto aprovado propõe ações de combate ao machismo em escolas

13/06/2018 – Os vereadores hamburguenses aprovaram por unanimidade na tarde desta quarta-feira,13 de junho, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 17/2018, assinado por Enio Brizola (PT), que institui ações de valorização de mulheres e meninas e de prevenção e combate ao machismo junto à rede municipal de ensino. O proponente defendeu o papel fundamental da educação na alteração de comportamentos discriminatórios. “Quanto mais cedo começar a educação para uma cultura não machista, mais cedo os meninos aprenderão a respeitar as meninas”, justificou. O texto será novamente apreciado pelos parlamentares durante a sessão da próxima segunda-feira, dia 18. Leia mais.

​

Vítimas de violência doméstica não têm local para serem abrigadas junto aos filhos em Novo Hamburgo

13/06/2018 – Novo Hamburgo não possui um local para abrigar as vítimas de violência doméstica e seus filhos. Essa foi a pauta da reunião das conselheiras tutelares Tassiana Wilborn, da Região 1, e Andiara Zanella, da Região 2, realizada na tarde de segunda-feira, 11, com os vereadores Enio Brizola (PT), Professor Issur Koch (PP) e Enfermeiro Vilmar (PDT), integrantes da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumir da Casa (Codir). O convênio que havia com a Casa Abrigo Regional Jacobina Maurer, que atendia mulheres vítimas de violência doméstica nas cidades de Sapiranga, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul e Esteio, foi interrompido pelo Executivo há um ano. Leia mais.

​

Legislativo lança campanha contra violência doméstica no Dia dos Namorados

12/06/2018 – Novo Hamburgo é o quinto município com mais tentativas de feminicídio no Estado entre 2013 e 2017, somando 46 casos. Quando analisados números de homicídios consumados contra mulheres, no período de 2012 a 2017, a cidade ocupa a sexta posição, totalizando 12 ocorrências, conforme dados da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul. Grande parte desses crimes ocorre no ambiente familiar. Os números alarmantes motivaram a Procuradoria Especial da Mulher de Novo Hamburgo a lançar campanha contra a violência doméstica intitulada “Fale agora ou podem te calar para sempre”. O material gráfico, divulgado nesta terça-feira, 12 de junho, em coletiva de imprensa realizada na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL NH), mostra uma jovem noiva com o rosto com vários ferimentos e os telefones 3594 0560 e o Disque 180. Leia mais.

​

Exposição denuncia cultura da violência contra a mulher em músicas brasileiras

21/05/2018 – Até o final de maio, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Novo Hamburgo reforça seu posicionamento de combate ao machismo e à violência doméstica com a mostra “Música: uma construção de gênero”. Idealizada pela Secretaria de Políticas para Mulheres de São Leopoldo, a exposição resgata, através das lentes do fotógrafo Thales Ferreira, trechos de músicas brasileiras marcadas por mensagens alusivas às práticas de feminicídio, estupro e agressão, em composições que vão de Noel Rosa a MC Diguinho. Ao todo, 16 fotografias estão expostas em diferentes ambientes do Palácio 5 de Abril, em visitação aberta até o dia 30, sempre durante o horário de expediente da Câmara, das 9 às 18 horas. Leia mais.

​

Procuradoria Especial da Mulher deverá fazer parceria com a Trensurb e com o Movimento HeForShe

18/05/2018 – A Procuradoria Especial da Mulher de Novo Hamburgo deve estabelecer parceria com a Trensurb e com o Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento HeForShe em campanhas para prevenir as diversas formas de assédio e de violência. O primeiro passo foi dado na última quinta, dia 17, em reunião realizada na sede da empresa de trens urbanos, em Porto Alegre. Participaram do encontro a procuradora Patricia Beck (PPS), a servidora do Legislativo hamburguense Carolyne Andersson, a coordenadora do Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento HeForShe, Karen Lose, a representante da comissão interna do Programa Federal Pró-Equidade de Gênero e Raça (Proger) da Trensurb, Vera Rosane Novelly Vieira, e o Relações Públicas da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, Alexander Penz Mendes. Leia mais.

​

Procuradoria da Mulher apresenta campanha no Centro de Referência Viva Mulher

14/05/2018 – A procuradora especial da Mulher da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, a vereadora Patricia Beck (PPS), e a servidora Carolyne Andersson estiveram na tarde desta segunda-feira, 14 de maio, na sede do Viva Mulher, onde foram recebidas pela coordenadora das Políticas Públicas de Novo Hamburgo para as Mulheres, Eliana Benkenstein, e a coordenadora do Viva Mulher, Elis Regina Barroso. No encontro, a parlamentar entregou material de divulgação sobre a campanha contra assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, desenvolvida pela Procuradoria Especial da Mulher, e convidou as profissionais para a exposição de fotografias “Música: uma construção de gênero”, que acontece de 21 a 30 de maio, no Palácio 5 de abril, sede do Poder Legislativo. Leia mais.

​

Procuradoria da Mulher é notícia em Brasília

17/04/2018 – O lançamento da Procuradoria da Mulher em Novo Hamburgo foi notícia no Senado Federal, em Brasília. O Jornal Senado Mulher, informativo mensal da Procuradoria Especial da Mulher do Senado, veiculou na edição nº 42, Ano 5, de abril de 2018, na página 2, a criação do novo espaço para acolhimento à mulher, ao combate à discriminação de gênero e ao empoderamento feminino na vida política e social. Leia mais.

​

Procuradoria da Mulher busca apoio de outras cidades para implantar sala exclusiva para exames de corpo de delito

04/04/2018 – A procuradora especial da Mulher da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, Patricia Beck (PPS), e a servidora Carolyne Andersson estão realizando uma série de visitas a instituições públicas para divulgar uma campanha contra assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, intitulada “Não é Não”, lançada no Legislativo hamburguense no dia 22 de março e inspirada em material semelhante elaborado pela Assembleia Legislativa. Além disso, buscam apoio nas cidades vizinhas para a instalação em Novo Hamburgo da Sala Lilás – local reservado para mulheres vítimas de violência para a realização de exame de corpo de delito. Leia mais.

​

Câmara lança Procuradoria Especial da Mulher

22/03/2018 – Novo Hamburgo deu mais um importante passo em direção ao acolhimento à mulher, ao combate à discriminação de gênero e ao empoderamento feminino na vida política e social. Foi lançada na manhã desta quinta-feira, 22, a Procuradoria Especial da Mulher. Nomeada procuradora, Patricia Beck (PPS), única vereadora no parlamento municipal, destacou que o espaço será voltado a valorizar as mulheres que desejam ser ouvidas na vida pública. “Temos de avançar e eu aceito este desafio com muita honra”, disse. O ato contou com a participação da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora da Mulher do Senado. Ela ressaltou a importância das procuradorias que, além de representar, devem lutar e dar transparência aos pleitos femininos. Leia mais.

bottom of page